Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Blog Article
A gonorreia é uma das ISTs mais frequentes globalmente, atingindo inúmeras pessoas todos os anos. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode afetar indivíduos de ambos os sexos, e, se não diagnosticada e tratada, pode resultar em problemas sérios. A seguir, exploraremos os sinais mais comuns, meios de contágio, métodos de detecção e tratamento da gonorreia.
O que é a Gonorreia?
A gonorreia é uma patologia infecciosa que compromete principalmente as estruturas do sistema urinário, incluindo uretra, região cervical, ânus e garganta. Mesmo que seja facilmente tratável, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear problemas de saúde significativos.
Sinais e Sintomas da Gonorreia
Os sintomas da gonorreia podem ser diferentes de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a pessoa pode não notar sinais. Caso ocorram, os sintomas mais comuns são:
Manifestações Masculinas:
Corrimento purulento na uretra
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Manifestações Femininas:
Secreção anormal na vagina
Dor ao urinar
Sangramentos fora do período menstrual
Desconforto na relação sexual
Dor no baixo ventre
Sintomas Adicionais:
A infecção verifique aqui pode comprometer a orofaringe, gerando sintomas como dor e vermelhidão, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, desencadeando corrimento e prurido.
Formas de Disseminação da Doença
A principal forma de transmissão da gonorreia ocorre por meio do contato sexual desprotegido, incluindo relações vaginais, anais e orais. Outro fator relevante, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, resultando em complicações para o recém-nascido, como infecção ocular grave.
Métodos de Diagnóstico
A confirmação da infecção é realizado por meio de testes clínicos, como:
Identificação da bactéria na urina: avalia a existência da infecção na urina.
Exame de amostra biológica: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Teste molecular: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?
A cura depende da administração de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Todavia, considerando a evolução da resistência bacteriana, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para garantir a eliminação da bactéria.